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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Conversíveis e suas peculiariedades

Conversíveis são popularmente todos os carros sem capota rígida, embora historicamente o termo se aplique somente aos veículos de teto removível/retrátil que possuem as estruturas das janelas laterais, fazendo com que o o veículo fechado seja "convertido" em sua versão tradicional. Um bom exemplo é o Peugeot 206 CC.
Podemos dividir esta categoria em algumas outras, conforme suas características:



 Cabriolets


 





 Targas


Terminologia cunhada pela Porsche, os targas são veículos onde apenas a parte do teto acima dos passageiros é removível, deixando as janelas laterais e traseiras no lugar. Versões populares incluem o Porsche 911 Targa, embora carros de outras marcas também possuam esta configuração.



Roadsters e Spiders


 


Os roadsters genuínos são carros esportivos de dois lugares, santantônio e pára-brisas removível. Porém o termo cada vez mais se torna um mero atributo de marketing, designando virtualmente qualquer conversível com apelo um pouco mais esportivo.


Os spiders são automóveis semelhantes aos roadsters, porém com mais lugares (quatro ou 2+2,bem apertados).




 Coupés 


 
A carroceria coupé (ou simplesmente cupê) é uma das que possuem maior número de interpretações por parte dos departamentos de marketing das fabricantes de automóveis. Geralmente considera-se um coupé um esportivo com três volumes, duas portas e dois lugares - embora considere-se um coupé carros com mais lugares ou então com carrocerias mais semelhantes à um dois volumes e meio. Oficialmente o que difere um coupé de um hatchback ou de um sedan fastback/liftback é o volume interno. O órgão internacional SAE define um coupé (padrão J1100) como um automóvel de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 L) de espaço interno na traseira.
Exemplos clássicos são os Porsches 356 e 911 (modelos que na verdade possuem configuração 2+2, ou seja, 2 lugares na frente e dois lugares mais apertados atrás).

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