mavecas

mavecas
mavecas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Maverick Hollywood

Antigamente,principalmente na década de 70 e 80,as empresas de cigarro exerciam enorme influência na mídia,e principalmente no esporte,algo que não combina com o tabagismo...Quem não lembra das propagandas da Hollywood e da Marlboro?
Mas isso daí é outra estória!!!O motivo desta postagem seria mostrar o maior de todos os mavericks,era produzido pela Caltabiano,sendo chamado de Berta e tendo como patrocínio a marca de cigarros Hollywood.








O Maverick-Berta tornou-se parte integrante da história do nosso automobilismo, atingindo o status de lenda. Em pista, não haviam concorrentes  capazes de manter o mesmo ritmo. Ele competia na Classe C da Divisão 3,  Turismo Especial, destinada a automóveis com motores de deslocamento superior a 3000cc e preparação praticamente livre. Modificações na carroceria, pneus slick e alívio de peso.
 O Maverick-Berta foi um projeto idealizado pela Equipe Hollywood, e teve como principal preparador o argentino Oreste  Berta, referência sul-americana na preparação e construção de bólidos de corrida – de monopostos a carros de turismo. A carroceria do Ford foi extensamente retrabalhada: spoiler e aerofólio, paralamas  (bastante) alargados, dutos de admissão e ventilação, muita fibra de vidro e acrílico...
O Ford V8 302, apesar de relativamente compacto, representava quase ¼ da massa do Maverick. Para baixar o centro  de gravidade e distribuir melhor seu peso entre os eixos, o propulsor foi deslocado para baixo e recuado. Sua preparação  envolveu técnicas, profissionais e produtos sofisticados, como os quatro carburadores Weber 48 IDA, instalados diretamente sobre os cabeçotes de alumínio Gurney-Weslake - os mesmos utilizados nos GT-40.
O comando de válvulas foi fabricado sob medida  pelo próprio Berta, e segundo o mestre Luiz Pereira Bueno, permitia aproximadamente 440 cavalos a 6000 rotações por minuto e torque máximo de 58 kgfm. Nota-se que o regime é conservador, pois as provas eram longas, e manutenções frequentes também não estavam nos planos da Equipe Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário