mavecas

mavecas
mavecas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O carro assassino



Christine film dvd cover John Carpenter


Foi assistindo o final deste filme ontem,que me dei conta do tanto que eu gosto de filmes sobre carros...Apesar de ser uma produção TRASH,também marcou um pouco da minha adolescência,principalmente por ser um carro v8,que considero uma das minhas paixões desde criança!!!
Vendo um pouco deste filme,pude notar e aguçar um pouco da minha curiosidade sobre o que envolvia o livro Christine que deu origem ao filme.Muito me surpreendeu ao saber que o seu criador foi Stephen King,o mesmo de inúmeros livros e filmes muito conhecidos. 





Christine (br/pt: Christine - O Carro Assassino), título alternativo John Carpenter's Christine, é um filme estadunidense de 1983 do gênero horror e suspense, dirigido por John Carpenter e baseado no livro homônimo escrito por Stephen King. O filme tem como tema inicial a paixão dos adolescentes pelos automóveis. Foram feitas algumas locações em Valencia, estado da Califórnia.


063.jpg



A história começa com o adolescente Arnie Cunningham, um estudante tímido e com apenas um amigo, Dennis Guilder, um grande atleta, descobrindo "Christine", um Plymouth Fury vermelho de 1958 que precisa de grandes reparos. Enquanto Arnie vai refazendo o carro, ele não percebe que se torna arrogante. A namorada de Arnie, Leigh Cabot, descobre que o carro possui um passado sombrio. O proprietário anterior, Roland LeBay, teve um trágico destino. Leigh e Dennis tentam evitar que o mesmo ocorra com Arnie e percebem que o único jeito é destruir Christine. Mas o carro começa a agir por conta própria, como se estivesse "possuído", demonstrando capacidade de se auto-reconstruir. E parece sofrer de um ciúme doentio e assassino por seu proprietário, Arnie.






Curiosidades




  • Quando Arnie está levando Christine pela primeira vez à garagem de Will Darnell, Dennis o segue em seu Dodge Charger. No momento em que Arnie pede que Dennis toque a buzina de seu carro para abrir o portão, pode-se ver, ao fundo, a retroescavadeira que Dennis e Leigh usam no fim do filme para destruir Christine.










  • Na cena da biblioteca do colégio, o livro que Dennis retira da estante antes de convidar Leigh para sair é o próprio Christine escrito por Stephen King.










  • O carro azul do policial Rudolph Junkins, que investiga Arnie, é também um Plymouth Fury, que pode ser visto quando os dois se conhecem no estacionamento do colégio. O modelo é um Plymouth Fury 1977/1978, muito utilizado pela polícia americana nos anos 1970 e 1980.










  • Para simular a auto-reparação de Christine, foram usadas bombas hidráulicas instaladas em alguns dos numerosos Plymouth Furys utilizados na produção. Tais bombas eram instaladas debaixo da lataria do carro para que, ao serem acionadas, "chupassem" a lataria para dentro. As partes do filme contendo a atuação das bombas hidráulicas eram então reproduzidas em reverso, dando com isso a impressão de que o carro estava restaurando-se por contra própria.










  • Especulou-se ter sido utilizado algum tipo de sistema de controle remoto para dirigir Christine à distância, o que foi negado pelos diretores. Na verdade, para simular as ações malignas de Christine, as janelas foram pintadas de preto, tendo como brecha apenas o lado esquerdo do pára-brisa para que o dublê pudesse dirigir o veículo com segurança. Na cena da morte de Moochie Welch (Malcolm Danare), o carro foi puxado para frente por cabos de aço atrás do ator, enquanto um trator (graficamente retirado na edição do filme) empurrava o carro por trás. Na cena da morte de Buddy Repperton (William Ostrander), o dublê dentro do carro teve de usar uma roupa especial de amianto para proteger-se das chamas (inclusive, consta no DVD oficial que esta cena falhou durante a primeira tomada oficial da filmagem, tendo a equipe de produção entrado em cena para apagar as chamas e retirar o motorista de dentro do carro). Na cena final, no momento da morte de Arnie, o carro foi novamente puxado por cabos de aço em direção à parede, e o pára-brisa foi trocado por uma tela de vidro falso, feito de açúcar, todo pintado de preto. O dublê voou através do vidro falso e só depois a câmera focalizou o verdadeiro Arnie (Keith Gordon) jazendo agonizante no chão com um pedaço de vidro falso "perfurando" o estômago do personagem.










  • Na cena do drive-in, o filme exibido chama-se Thank God It's Friday, de 1978.










  • Kevin Bacon recebeu a oferta para interpretar Arnie Cunningham, mas ele preferiu filmar Footloose, de 1984.










  • Para compor corretamente o personagem Arnie Cunningham, Keith Gordon teve de ler todo o livro, e um dos produtores de figurino do filme teve a idéia de refletir a influência demoníaca de Christine através das roupas de Arnie: à medida que passava o filme, Arnie, ficando progressivamente mais possuído pelo carro, começou a usar roupas que espelhavam a era do "nascimento" de Christine - no caso, a década de 1950. Na cena em que Arnie e Dennis passeiam juntos em Christine - e Arnie mostra a Dennis sua nova personalidade cruel, arrogante e agressiva -, ele está vestindo uma jaqueta vermelha colegial típica dos anos 50, ficando similar a James Dean em seu último filme, "Juventude Transviada", de 1955.










  • A origem do nome Christine para o carro assassino possivelmete vem de um outro filme também chamado "Christine", tendo sido este produzido em 1958, mesmo ano de fabricação do modelo Plymouth Fury que é Christine.










  • A companhia de óleo "Mobico", que aparece na cena da explosão do posto de gasolina, é completamente fictícia. O nome é uma combinação das marcas Mobil e Amoco, Sunoco, Texaco ou Conoco, e as cores e o "design" do posto de gasolina lembram a bandeira Sinclair Oil.










  • No começo de outro filme baseado em Stephen King, Cat's Eye, o carro que quase atinge o gato é um Plymouth Fury 1958 vermelho, como Christine.










  • Christine é interpetada pelos fãs como o oposto de Herbie, personagem do filme Disney conhecido no Brasil por "Se Meu Fusca Falasse".










  • A canção "Christine", da banda metal Malice, é baseada na história do filme. A canção usada no início do filme é "Bad to the Bone" de George Thorogood, a qual enfatiza o espírito malévolo presente no carro.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário